Email: ameijoafrescaalgarve@gmail.com

domingo, 12 de abril de 2009

Com tanta sabedoria económica cómica,...

Portugal está no 'top 20' dos países mais endividados do mundo
(Diário Económico, 11/04/2009)

A Amêijoa Fresca filtra:

Entre os países mais endividados,
e o monstro continua a crescer,
temos dos piores dados
com a economia a desfalecer!

O mexilhão estudioso
da realidade económica,
não prevê um futuro radioso
com tanta sabedoria cómica!

2 comentários:

  1. Já reparei que você gosta de ler as coisas na diagonal. Aqui estão algumas partes do artigo que, por óbvia distracção, não deve ter lido: “não está numa situação tão dramática como as dos outros países mais endividados”. “ainda estão longe dos níveis” “a ser arrastado pelo exterior”, “não existindo o risco de Portugal entrar em incumprimento.” “Portugal tem um risco mais pequeno, por ter dívida emitida em euros".

    Saudações eborenses
    Raul xavier

    ResponderEliminar
  2. Raul Xavier,
    Não se trata de ler na diagonal. Vamos a factos que explicam o meu texto:
    Primeiro, temos a 19.ª pior dívida pública ("Entre os países mais endividados" / "temos dos piores dados");
    Segundo, o valor em 2008 foi de 65,9% do PIB, para 2009, estima-se 70,2%, e para 2010, 85,9% ("e o monstro continua a crescer");
    Terceiro, tivemos uma contracção de 1,8% do PIB no último trimestre de 2008 e um valor estimado de -3,2% para o primeiro trimestre de 2009 ("com a economia a desfalecer" / "não prevê um futuro radioso")
    Quarto, citando o estudo do núcleo de estudos de conjuntura da Universidade Católica (NECEP): "...para o comportamento da economia portuguesa durante o primeiro trimestre de 2009 (…) trata-se do pior desempenho desde 1979 (…) as medidas de estímulo orçamental apresentadas pelo Governo deverão ter pouco impacto no crescimento ("com tanta sabedoria cómica");
    Quinto, sendo este um espaço de opinião pessoal e livre (meu e daqueles que quiserem participar): "a minha opinião vou filtrar / sem condicionalismos admitir!".
    Saudações algarvias,
    Manuel Brás

    ResponderEliminar